Setor Metal Mecânico

Setor Metal Mecânico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|estudos setoriais|

A indústria metal-mecânica forma um complexo produtivo que articula os segmentos de metalurgia, produtos de metal e máquinas e equipamentos com uma grande diversidade de produtos em resposta à multiplicidade das características da demanda. O segmento metalúrgico, diretamente vinculado à Siderurgia, pode trabalhar com processo contínuo na produção de laminados, chapas, etc.. Mas o segmento de produtos de metal se caracteriza pela produção por encomenda – cada produto é diferente do outro – o que impede a produção contínua e em série (SEBRAE, 2007).

De acordo com a classificação das empresas associadas à REMME-Rede de Empresas Metal Mecânica e Elétrica, considerando a etapa do processo produtivo, o setor metal-mecânico em Pernambuco atua nos seguintes produtos: Concepção (projetos), Construção, Implantação, e Operação (inclui manutenção, montagem, isolamento e sistema de aquecimento e ventilação, e engenharia de segurança).

A cadeia principal da indústria metal-mecânica tem três grandes segmentos articulados e complementares – Metalurgia básica (incluindo semiacabados e laminados), e Indústria de Produtos de Metal e a Indústria de máquinas e equipamentos. O elo da metalurgia básica contempla a produção de laminados, trefilados e perfilados, arames e tubos, e produtos semiacabados.

A Indústria de Produtos de metal processa e beneficia os produtos da Metalurgia nas seguintes atividades: fabricação de estruturas metálicas, caldeiraria, esquadrias, tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, forjaria, estamparia, usinagem, solda, tratamento e revestimento de metais, artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas, armações metálicas para a construção e embalagens de metal, etc.

As atividades da indústria de Produtos de metal podem ser agrupadas ainda em dois grandes elos produtivos – Estruturas metálicas e Fundição – dos quais resulta uma grande diversidade de produtos; a indústria de estruturas metálicas se destaca na fabricação de perfis e tubos soldados para estruturas (perfis e tubos para estruturas, andaimes, esquadrias de metal, e obras de caldeiraria pesada), sendo a Construção Civil o principal demandante do produto a jusante de cadeia. E a fundição é uma atividade importante da indústria de produtos de metal na produção de peças que demandam fusão metálica e moldes para a sua formatação. Finamente, a Indústria de máquinas e equipamentos processo produtos de metal para a produção de bens de capital.

Abaixo a apresentação do consultor da Factta Sergio C. Buarque para a equipe do NAGI-PE: