Peter Drucker em sala de aula.

Peter Drucker em sala de aula.

|Textos para a discussão|

O Conceito de Estratégia desenvolvido por Alfred D. Chandler Strategy and Structure: Chapter in the History of the American Chandler em Industrial Enterprise (1962). Este texto é reconhecido pelas principais correntes teóricas e escolas da Administração como aquele que funda o campo da Administração Estratégica.

ESTRATÉGIA

A tese de que diferentes modelos organizacionais resultam de diferentes tipos de crescimento pode ser mais precisamente compreendida se o planejamento e a execução deste crescimento forem considerados estratégia, e a organização concebida para administrar essas atividades e recursos ampliados, a estrutura. Estratégia pode ser definida como a determinação das metas e objetivos de longo prazo da empresa, que implica na adoção dos cursos de ação e a alocação de recursos necessários para executar estas metas. Decisão para expandir o volume de atividades, para instalar plantas e escritórios distantes, mover-se para novos mercados, ou transformar-se em uma empresa diversificada com várias linhas de produtos envolve a definição de novas metas básicas. Novos cursos de ação devem ser concebidos e recursos alocados no sentido de atingir essas metas e de manter e expandir as atividades da empresa nos novos mercados em resposta as variações das demandas, modificação de fontes de fornecedores, flutuações da economia, o desenvolvimento de novas tecnologias, e as ações dos competidores.

Como a adoção de uma nova estratégia pode adicionar novos tipos de recursos humanos e novas facilidades, bem como alterar os horizontes de negócio do gestor responsável pela empresa, isto pode ter um profundo efeito na sua organização.

ESTRUTURA

A estrutura pode ser definida como design da organização através do qual a empresa é administrada. Este design quer seja formal ou informalmente definido, tem dois aspectos:

  • Primeiro – Ele (o design) inclui as linhas de autoridade e comunicação entre as diferenças unidades administrativas e seus gestores;
  • Segundo – As informações e os dados que fluem através destas linhas de autoridade.

Tais linhas e tais dados são essenciais para garantir a efetiva coordenação, avaliação e o planejamento tão necessário durante a execução das metas básicas e políticas da empresa, tecendo o conjunto total de recursos da mesma. Estes recursos incluem capital financeiro, equipamentos físicos como plantas, maquinário, escritórios, armazéns, e outras facilidades de marketing e compras, fontes de matéria prima, laboratório de pesquisa e desenvolvimento; e, o mais importante, as equipes técnicas, de marketing e a experiência administrativa dos gestores.

A tese, deduzida destas várias proposições, é a de que a estrutura segue a estratégia e que as complexas estruturas são o resultado da concatenação de várias estratégias básicas.

 

CHANDLER, Alfred D. (1962) Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industrial Enterprise. The MIT Press.

***


FACTTA CONSULTORIA
www.factta.com