os conceitos do factta gi - gestão da inovação

|Serviços - factta gi| Gestão estratégica da inovação e da competitividade

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica[1], inovação está subsumida por Estratégia.

Isto porque qualquer empresa quer seja ela grande, média ou pequena nasce de um desejo do empreendedor que identificou uma demanda ou problema no ambiente de negócio que, por intuição e/ou intenso e caro estudo de mercado acha-se capaz de atendê-la. Qualquer unidade econômica que produza algo para o mercado, naturalmente o faz guiado por uma estratégia mesmo que intuitiva, primitiva, mas ainda assim uma estratégia. E com ela funda a base lógica do seu processo de decisão.

O Campo da Administração Estratégica, assim como o da Gestão da Inovação surgem nos anos sessenta movidos pela preocupação das grandes empresas em aperfeiçoarem seus modelos gerenciais para níveis de maior efetividade na relação com o mercado. Estes campos vêm evoluindo como resultado de uma relação dialética entre teoria e pesquisa, na academia, e prática empresarial, no mercado. Suas raízes históricas estão na Administração, porém suas diversas correntes (frameworks) vêm se impondo, consolidando-as como subáreas ou campos distintos desta raiz única, a administração.

A Factta Consultoria segue a orientação teórica e prática – ao contrário do mito de que inovação é sempre tecnológica e reservada para grandes empresas – de que a Gestão Estratégica da Inovação[2] pode e deve ser desmistificada perpassando produto, serviço, processo, marketing e modelo de negócio, cabendo também às Pequenas e Médias Empresas exercerem ações inovadoras que venham fortalecê-las diante dos desafios apresentados pelo seu ambiente de negócio.

São três as vertentes transformadoras do G.INOVAÇÃO[3] que atuam sobre as empresas alvo deste serviço:

  • A Primeira voltada para a inovação, essência do nosso serviço, cujo sentido e principal desafio da consultoria está em extrair, tanto da alta direção quanto das gestões intermediárias, ideias que potencialmente possam ser transformadas em Projetos Inovadores e, materializados em produtos, processos ou serviços para entrarem no mercado;
  • A Segunda, voltada para a estratégia, está associada a primeira, cujo alinhamento com os projetos inovadores é essencial para garantir a viabilidade do esforço inovador da empresa. Inovação pode demandar redirecionamento ou aquisição de novos recursos e/ou mudanças no modelo de negócio e/ou na infraestrutura organizacional da empresa. Fazer este esforço inovador sem ter uma estratégia que o envolva fica impossível ou até mesmo caótico de se exercer uma ação eficaz em busca de resultados;
  • A Terceira, voltada para a inserção da gestão estratégica da inovação na cultura organizacional ocorre durante o esforço em formular e implementar os Projetos Inovadores.[4] Estes, são estruturadores e base para que uma nova cultura, dinâmica e inovadora, irrompa na empresa. Acreditamos que é apenas no exercício de uma práxis empreendedora, entrelaçada pelas duas vertentes anteriores (estratégia e inovação voltadas para o crescimento), que estes efeitos transformadores poderão se dar de forma efetiva na empresa.

[1] Cf. PETTIGREW, Andrew et alli( 2002) HANDBOOK OF STRATEGY & MANAGEMENT. Ed.SAGE

[2] Usaremos sempre o Termo Gestão Estratégica da Inovação para nos referirmos a esta ação de intervenção em consultoria com base no que foi explicado acima: estratégia e inovação devem ser pensadas, planejadas e executadas como duas partes que constituem um todo dinâmico e transformador da empresa. Pensar e agir dando ênfase e uma, dissociando da outra pode ser frustrante e ineficaz, se a intenção da empresa é construir vantagem competitiva de longo prazo.

[3] Consultoria e Assessoria em Gestão Estratégica da Inovação – G.INOVAÇÃO

[4] A inovação, em produtos, processos e serviços deve ser uma componente operativa da empresa que, de forma permanente e sistemática, se integre na sua cultura e estratégia, perpassando e moldando sua gestão. Sem isto há o risco de, mesmo tendo atingido um desempenho técnico e operacional satisfatório, ou seja, ter feito o “dever de casa” na gestão da empresa, perder capacidade de gerar vantagem competitiva diante do mercado e da concorrência, declinando seus lucros e resultados. (REGO, João: 2014. Sobre a Mudança do Modelo de Negócio in Cadernos da Factta – Estratégia e Inovação, No1.(mimeo)

abordagem

Construir e manter vantagem competitiva em um mercado de rápidas transformações exige das empresas uma necessária atenção para dois polos da sua gestão: a estratégia e a inovação.

Saiba mais….

aprendizagem por projetos

É muito comum as empresas contratarem serviços de consultoria que, em um primeiro momento revelam-se de grande importância como diagnóstico sobre os sintomas apresentados pela empresa demandante.

Saiba mais….

rede de observadores

A Rede de Observadores é uma instância operativa gerida pelo Grupo de Gestão da Inovação – GGI. Sua função é monitorar, interna e externamente, problemas e oportunidades inovadoras que possam ser trabalhadas pela empresa.

Saiba mais…

 

grupo de gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

plano de gestão da inovação

O PGI Plano de Gestão da Inovação é o registro do resultado da ação de intervenção de consultoria da Factta na empresa, perpassada por estas três vertentes transformadoras: inovação, estratégia e mudança na cultura organizacional.

Saiba mais….

Fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima