a governança do ggi

|Serviços - factta gi| Gestão Estratégica da Inovação e da Competitividade

a governança do ggi

É importante, logo nas primeiras reuniões com a Alta Gestão da empresa que fique bem claro o papel do GGI, pois o sucesso de todo o trabalho vai depender do empenho do GGI em identificar os gargalos – operacionais e estratégicos – da empresa e propor soluções para estes através dos Projetos inovadores.

Assim, o GGI deve ser constituído por pessoas chave (normalmente da gerência intermediária ) do processo produtivo, do planejamento e do marketing e vendas.

A Alta Gestão da empresa, já tendo compreendido o importante papel do GGI escolherá dentre seus funcionários os membros do GGI, e – muito importante – o líder do grupo.

Como o GGI atuará por delegação de tarefas – definidas em consenso, mas sempre mediada pelo líder – estes membros continuarão atuando nas suas atividades normais da empresa, agora com outro olhar: o olhar que procura identificar onde tem os gargalos e como é possível inovar. Por ser membro do GGI, ele necessariamente estará imbuído da responsabilidade sistêmica de operar a Rede de Observadores.

Ex. Atua no pós-venda e recebe muita reclamação dos clientes? Atua na área de vendas e convive em seu dia-a-dia com seus concorrentes? Gerencia os pedidos de grandes clientes ou executa o faturamento e identifica que está havendo estrangulamento por cair tudo dentro de uma data crítica do mês? Ao invés de xingar por está sob pressão das suas atividades que se repetem ano após anos, deve levar estes gargalos para o GGI e, lá, analisá-los com as ferramentas da gestão estratégica da inovação, dando um sentido inovador através de uma mudança de processo, ou um novo plano de marketing, ou uma modernização naquele enfadonho Planejamento Estratégico, que tanto tempo leva para ser elaborado e tanta frustração gera por não ser realizado.

Enfim, o GGI é espaço para acolher as soluções para os gargalos estratégico da empresa, “empacotar” suas soluções em Projetos Inovadores (de Baixo Investimento e Orientado a Resultados) e levar para a Alta Gestão aprová-los.

 

***

grupo de gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

a liderança do ggi

O líder, ou coordenador do GGI terá a missão de gerir um grupo heterogêneo composto de membros da empresa que, além de continuarem atuando em seus postos, irão agora – de forma sistemática – operar uma unidade que pensará estrategicamente a empresa com o foco em inovação para o crescimento.

Saiba mais….

conceitos

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

abordagem

Construir e manter vantagem competitiva em um mercado de rápidas transformações exige das empresas uma necessária atenção para dois polos da sua gestão: a estratégia e a inovação.

Saiba mais….

aprendizagem por projetos

É muito comum as empresas contratarem serviços de consultoria que, em um primeiro momento revelam-se de grande importância como diagnóstico sobre os sintomas apresentados pela empresa demandante.

Saiba mais….

fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima