a liderança do ggi

|Serviços - factta gi| Gestão Estratégica da Inovação e da Competitividade

sobre a liderança do ggi

O líder, ou coordenador do GGI terá a missão de gerir um grupo heterogêneo composto de membros da empresa que, além de continuarem atuando em seus postos, irão agora – de forma sistemática – operar uma unidade que pensará estrategicamente a empresa com o foco em inovação para o crescimento.

Intermediará, sempre que necessário, as descobertas, anseios e incertezas destas novas atividades com a Alta Gestão, identificando também, nos diversos setores da empresa pessoas chave, que serão fontes de informação e experiência para subsidiar o GGI em suas atividades centrais.

Por isso sua formalização e institucionalização devem ser comunicadas, por meio da Alta Gestão a todas as instâncias da empresa, explicando sua função, governança e sua transversalidade no sentido de captar informações internas da empresa nos diversos setores, as quais carregam latentes as sementes dos gargalos operacionais e estratégicos, cabendo ao GGI trabalhar suas soluções.

O líder deve estar empenhando e motivado a conduzir essa importante ação dentro da empresa, que em resumo é inserir na cultura organizacional a gestão estratégica da inovação.

o líder do ggi e sua relação com o consultor

A experiência, neste caso, demonstrou que os consultores, logo após sentirem que está estabelecida uma relação de trabalho e confiança entre estes e os membros do GGI, é muito importante uma reunião apenas com o coordenador do GGI, isto porque há assuntos que este não pode revelar ou trazer a tona diante de todos os membros do Grupo, principalmente aspectos críticos da alta gestão que envolvem mudanças de comportamento, ou alteram as relações de autoridade dentro da empresa.

O Coordenador do Grupo deve contar com a absoluta confidencialidade e confiança do(s) consultor(es) da Factta, solicitando inclusive que o oriente a como levar projetos que mexem na relação de poder dentro da empresa para a alta gestão.

Já o consultor da Factta deve ter uma comunicação aberta com o líder, não esperando as reuniões agendadas periodicamente para trocar ideias, acompanhar e discutir com este como ultrapassar e vencer resistências culturais, muitas vezes naturais e previsíveis, para quem tem a responsabilidade de construir o novo dentro de estruturas já consolidadas.

***

grupo de gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

a governança do ggi

 

É importante, logo nas primeiras reuniões com a Alta Gestão da empresa que fique bem claro o papel do GGI, pois o sucesso de todo o trabalho vai depender do empenho do GGI em identificar os gargalos – operacionais e estratégicos – da empresa e propor soluções para estes através dos Projetos inovadores.

Saiba mais….

conceitos

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

abordagem

Construir e manter vantagem competitiva em um mercado de rápidas transformações exige das empresas uma necessária atenção para dois polos da sua gestão: a estratégia e a inovação.

Saiba mais….

aprendizagem por projetos

É muito comum as empresas contratarem serviços de consultoria que, em um primeiro momento revelam-se de grande importância como diagnóstico sobre os sintomas apresentados pela empresa demandante.

Saiba mais….

Fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima