aprendizagem por projetos

|Serviços - factta gi| Gestão Estratégica da Inovação e da Competitividade

Aprendendo através de projetos

É muito comum as empresas contratarem serviços de consultoria que, em um primeiro momento revelam-se de grande importância como diagnóstico sobre os sintomas apresentados pela empresa demandante. Ter um outro olhar diferenciado sobre seu empreendimento pode, de fato, ser de grande ajuda para os destinos da empresa.

O que se observa, entretanto, é que assim como a natureza humana, a empresa tem também seus mecanismos de defesa, tendendo a reagir ao novo ou a tudo aquilo que vem para, de alguma forma causar desequilíbrio ao que já existe. Isto porque a empresa, é bom lembrar, são sempre pessoas e que, principalmente estas atuam no processo de decisão da mesma, apesar das máquinas e outra infinidade de recursos.

Inserir a Gestão Estratégica da Inovação em uma empresa significa quebrar padrões arraigados por conta, muitas vezes, de uma eficácia operacional aplicada aos produtos existentes. Para mudar uma cultura organizacional pode-se demandar tempo e o sucesso depende de variáveis diversas, algumas fora do alcance dos seus gestores.

Com base nisto, a Factta Consultoria utiliza uma abordagem desenvolvida e aplicada em vários países com sucesso que é o Método Aprender a Crescer[1], cuja essência é mudar a cultura organizacional (estratégia e inovação para o crescimento) através do aprendizado durante a realização de projetos inovadores. Para isto, é fundamental partir de pequenos projetos, evitando trabalhar grandes soluções de uma vez, muitas vezes necessárias, porém difíceis de serem realizados. Por pequeno projeto, entendemos algo que, dentro de seis meses a um ano, já esteja operando e gerando seus ganhos para a empresa.

Dois aspectos importantes que são imperativos e atuam subjacentes a esta abordagem são a descentralização no processo de gestão estratégica da inovação e a gestão do conhecimento.

Garantidas estas condições, a experiência em campo demonstra, que a inserção de uma nova cultura na organização, marcada pela estratégia e a inovação, voltada para o crescimento e a construção de vantagem competitiva sustentável tem grandes chances de sucesso.

[1] Cf. HARDWIG,Thomas, BERGSTERMANN ,Manfred e NORTH , Klaus: 2011. Wachstum lernen: Eine praxiserprobte Handlungsanleitung zur Entwicklung dynamischer Figkeiten in KMU. Mit vielen Fallbeispielen. Ed. Gabler Verlag ( Aprendendo a crescer: um documento de orientação comprovada em campo para desenvolver as capacidades dinâmicas na PMEs. Com muitos estudos de caso.)

 

conceitos do g.inovação

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

abordagem

Construir e manter vantagem competitiva em um mercado de rápidas transformações exige das empresas uma necessária atenção para dois polos da sua gestão: a estratégia e a inovação.

Saiba mais….

rede de observadores

A Rede de Observadores é uma instância operativa gerida pelo Grupo de Gestão da Inovação – GGI. Sua função é monitorar, interna e externamente, problemas e oportunidades inovadoras que possam ser trabalhadas pela empresa.

Saiba mais…

 

grupo de gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

plano de gestão da inovação

O PGI Plano de Gestão da Inovação é o registro do resultado da ação de intervenção de consultoria da Factta na empresa, perpassada por estas três vertentes transformadoras: inovação, estratégia e mudança na cultura organizacional.

Saiba mais….

Fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima