I Curso de Estratégia da Inovação para o Crescimento Sustentável

|Cases| Mais um dos nossos trabalhos

 

A globalização da economia, associada à sociedade do conhecimento, tornou necessária a compreensão de que as empresas estão ou podem vir a estar imersas em cadeias de valor globais. Para as que atuam localmente, ter como referência técnicas e métodos utilizados por empresas bem-sucedidas, pode ser uma importante estratégia para, garantir a construção de vantagem competitiva, inclusive para a defesa ante a concorrência.

Da esquerda para a direita: Prof. Abraham Siscú, Presidente da FACEPE; João Rego – Diretor da Factta; Prof. Klaus North – Wiesbaden Business School; José Bertotti –  na época Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e Clodoaldo Torres – Coordenador do ProAPL.


Origem.

Com a crise de 2008 a Comunidade Europeia contratou a Wiesbaden Business School uma pesquisa para identificar as principais causas por que algumas empresas sobrevivem e outras não, quando há variações drásticas no ambiente de negócios. A partir desta pesquisa, que envolveu 200 empresas, foi desenvolvido, pelo Prof. Klaus North e sua equipe, um método que consolida a cultura da inovação nas empresas de forma pragmática e direta, impelindo-as ao crescimento.

Fruto desse trabalho na Europa, com a parceria direta com o Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi criada a Rede Dynamic SME, cujo intuito é transmitir conhecimento e experiências sobre a aplicação desta metodologia, através de um consócio de empresas e universidades de vários países.

A Factta está integrada a essa Rede.

O evento.

Em maio de 2014, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, a Factta viabilizou a vinda do Prof. Klaus North, promoveu o I Curso de Estratégia da Inovação para o Crescimento Sustentável, no Recife, voltado para a capacitação de empresários, consultores e gestores públicos.

O seu conteúdo foi baseado na Metodologia Aprender a Crescer, desenvolvida por Klaus North e aplicada na Europa e na América Latina, inclusive no Brasil, é um eficaz instrumento par o estabelecimento de estratégias de inovação para o crescimento sustentável das empresas e dialoga intimamente com três importantes correntes da gestão estratégica e da inovação:

  1. O conceito das Capacidades Dinâmicas( Dynamics Capabilities) – David Teece
  2. A Inovação Aberta (Open Inovation)– Henry Chesbrough
  3. Gestão do Conhecimento – Klaus North

Estes são os novos paradigmas da estratégia e da inovação para o século XXI, em uma economia sofrendo fortes turbulências por conta da acelerada transformação tecnológica e, cada vez mais fundada seus ativos no conhecimento (ativos intangíveis), o que inverte a relação de poder e o conceito de gestão clássicos de uma empresa, visando conquistar e manter vantagem competitiva em sua relação com o mercado.

Utilizando-a, e adequando-a localmente pela experiência dos seus consultores, a Factta e seus parceiros estratégicos, no âmbito da rede Dynamic SME, tornou-se apta a aportar conhecimento e práxis em estratégia e inovação de qualidade global para elevar a competitividade das empresas locais.

Dessa forma foi desenvolvido o serviço Factta-GI,

O Consórcio

Em todos os locais aonde a metodologia da Dynamic SME, apresentada no referido curso, vem sendo aplicado um importante desdobramento que é a criação do Consórcio Dynamic, um conjunto de empresas e consultores que, após aplicarem a metodologia, se reúnem para a troca de experiências e conhecimento no sentido de expandir as possibilidades transformadoras experimentadas pelas empresas.

Cada um desses Consórcios, como um nó da Rede Dynamic SME, perpassa o fluxo de conhecimento das empresas e Universidades que a constituem e operam, de forma dinamicamente estruturada, o intercâmbio de pesquisadores e empresários para a geração e a gestão da inovação.

***

No video abaixo Prof. Klaus North faz uma breve apresentação.

outros cases :  |sergipetec |jiquiá | cadeias produtivas |curso klaus north |nagi/pe |

grupo da gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

plano de gestão da inovação

O PGI Plano de Gestão da Inovação é o registro do resultado da ação de intervenção de consultoria da Factta na empresa, perpassada por estas três vertentes transformadoras: inovação, estratégia e mudança na cultura organizacional. É um Plano de Ação para a empresa atuar neste novo momento. O cerne do PGI são os Projetos Inovadores os quais, além da sua função de conquistar novos mercados construindo vantagem competitiva, carregam a responsabilidade de mudar a cultura da empresa através do aprendizado, durante a realização dos projetos.

Saiba mais….

conceitos do g.inovação

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

rede de observadores

A Rede de Observadores é uma instância operativa gerida pelo Grupo de Gestão da Inovação – GGI. Sua função é monitorar, interna e externamente, problemas e oportunidades inovadoras que possam ser trabalhadas pela empresa.

Saiba mais…

fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima