Programa de Apoio à Gestão da Inovação em Pernambuco.

|Cases| Alguns dos nossos trabalhos

Em 2013 o Programa de Fomento à Inovação, NAGI – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, financiado pela FINEP para a implementação em vinte e dois estados da federação, aprovou o NAGI/PE, único no Brasil proposto por duas instituições, O Porto Digital e o IEL/PE.

Os proponentes elegeram oito setores econômicos como foco das intervenções.

Essas duas instituições contrataram a Factta Consultoria para apoiar na implementação do programa.

Coube a Factta as seguintes atividades:

  1. Estudo de Mapeamento dos Gargalos Setoriais.
  2. Definição de Estratégias de Sensibilização e Mobilização dos empresários para a adesão ao Programa.
  3. Capacitação dos consultores júniores que iriam constituir a equipe do NAGI/PE.
  4. Desenvolvimento de Metodologia para o Plano de Gestão da Inovação – PGI.

Os consultores João Salles e João Rego em visita ao polo gesseiro de Araripina.


Desta forma, a Factta Consultoria:

  • Indicou um Plano de comunicação e atração para as empresas.
  • Realizou pesquisa mediante entrevistas com especialistas e empresários líderes de cada setor e, sequencialmente, oito workshops com empresas neles contidas.
  • Promoveu um curso e vários seminários de capacitação e elaborou um Manual de Procedimentos para os consultores selecionados pelos proponentes.

Desenvolveu, a partir do conhecimento e da experiência dos seus próprios consultores e das de outros profissionais e instituições que realizaram atividades semelhantes, uma metodologia que foi aplicada e testada.

Período: janeiro de 2013 – abril de 2014.


Abaixo o depoimento do diretor de inovação Leningrado Florêncio – InForma Software, uma das empresas do setor de TIC que participou do NAGI/PE.


outros cases :  |sergipetec |jiquiá | cadeias produtivas |curso klaus north |nagi/pe |

conceitos do factta gi
gestão da inovação

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

plano de gestão da inovação

O PGI Plano de Gestão da Inovação é o registro do resultado da ação de intervenção de consultoria da Factta na empresa, perpassada por estas três vertentes transformadoras: inovação, estratégia e mudança na cultura organizacional. É um Plano de Ação para a empresa atuar neste novo momento. O cerne do PGI são os Projetos Inovadores os quais, além da sua função de conquistar novos mercados construindo vantagem competitiva, carregam a responsabilidade de mudar a cultura da empresa através do aprendizado, durante a realização dos projetos.

Saiba mais….

fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima