Mapeamento de gargalos à inovação em setores da economia pernambucana

|Cases| Mais um dos nossos trabalhos

Estudos Setoriais-Pernambuco.

Mapeamento de gargalos setoriais à inovação.

 

  1. BASE CONCEITUAL 

Os estudos setoriais, procurando compreender e definir políticas para o desenvolvimento e a competitividade de determinadas atividades econômicas, devem dar um tratamento técnico e conceitual em três níveis diferentes e complementares de agregação: análise direta na atividade econômica, estudo da cadeia produtiva em que se articula com outros elos no processo produtivo, e análise das condições sistêmicas externas à cadeia produtiva com influência no seu desempenho.

No entanto, mesmo quando concentre o foco no setor ou ramo produtivo, é necessário entender que a sua competitividade não depende apenas das atividades produtivas diretas mas, principalmente, de condições gerais da cadeia de valor – interação entre empresas correlatas, supridoras e distribuidores – e mesmo do ambiente de negócios mais amplo. De acordo com a abordagem de arranjos produtivos locais, as vantagens das cadeias produtivas no mercado dependem da competitividade sistêmica do território em que se localizam.

Arranjo produtivo local, no conceito de Michael Porter, é “um aglomerado geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas em determina área, vinculadas por elementos comuns e complementares” (Porter, 2009, pg. 213). A interação entre as empresas amplia as vantagens e a aprendizagem organizacional, melhorando a sua capacidade competitiva, de tal modo que o valor do conjunto é maior do que a soma das suas partes (Porter, 2009). Mas as vantagens competitivas das empresas e seu encadeamento dependem também e fundamentalmente das condições gerais do território (socioeconômicas, culturais e institucionais).

2.1 Análise da atividade econômica

A atividade econômica é o um recorte da estrutura produtiva de um território utilizado para expressar o grupo de empresas que atua na produção de determinado produto ou produtos afins. Com diferentes classificações – gênero, ramo, atividade – e agrupamentos produtivos, o setor responde por uma área especializada de produção na economia. A segmentação reconhecida para identificação setorial é a classificação da CNAE-Classificação Nacional de Atividades Econômicas[1]. De acordo com a CNAE, a “atividade econômica das unidades de produção deve ser entendida como um processo, isto é, uma combinação de ações que resulta em certos tipos de produtos ou, ainda, uma combinação de recursos que gera bens e serviços específicos” (IBGE, 2007). De outra forma, a CNAE define atividade econômica como processo de criação de valor adicionado com utilização de trabalho, capital e insumos para produção de bens e serviços.

Os setores definidos neste estudo agrupam atividades de diferentes níveis na hierarquia da CNAE por conta de uma conceituação com níveis diferentes de agregação de unidades produtivas.

  1. O setor Gesso agrupa duas subclasses da Classe “Extração de pedra, areia e argila” (Seção Indústria Extrativa) – “Extração de gesso e caulim” e “Beneficiamento de gesso e caulim associado à extração” – uma subclasse da Classe “Fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes” (Seção Indústria de Transformação), com a mesma denominação, e uma atividade “Fabricação de cal e gesso” (da classe de mesma denominação – Divisão Fabricação de Minerais não metálicos)[2].
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  2. O setor denominado de Confecções corresponde ao nível 2 da CNAE (Divisão) identificado como “Confecções de artigos de vestuário e acessórios” que se desagrega em diferentes tipos de produtos de vestuário de tecidos utilizados na sua produção.
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  3. Petróleo e gás é uma atividade classificada na CNAE como a subclasse “Fabricação de produtos do refino de petróleo” que faz parte da divisão Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis,
  4. A classificação da CNAE do setor de Fármacos destaca duas Classes – “Fabricação de Produtos farmacêuticos” e “Fabricação de medicamentos para uso humano” – e uma Subclasse intitulada de “Fabricação de produtos farmoquímicos”.
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  5. O setor Metal-mecânico reúne atividades de quatro grandes Divisões (Nível 2) da classificação da CNAE: “Metalurgia”, “Fabricação de produtos de metal exceto máquinas e equipamentos”, “Fabricação de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos”, e “Fabricação de Máquinas e equipamentos”. Estes estão desagregados em um grande número de classes e subclasses que devem ser analisados de acordo com a sua presença na estrutura produtiva da economia estadual.
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  6. Para a identificação do setor de Móveis devem ser consideradas três Subclasses da CNAE que se diferenciam pela matéria principal utilizada na sua produção: “Fabricação de móveis com predominância de madeira”, “Fabricação de móveis com predominância de metal”, “Fabricação de móveis de outros materiais exceto madeira e metal”.
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  7. A Indústria criativa é constituída de diferentes atividades de manifestação e produção cultural, que representam os seus conteúdos a serem utilizados e expressados pelas mídias e atividades de software. Como o setor TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação constitui um segmento à parte do estudo, para efeito da classificação da CNAE, a indústria criativa se concentraria em duas grandes Divisões (Nível 2) – “Atividades cinematográficas, produção de vídeos e programas de televisão, gravação de som e edição de música”, e “Atividades artísticas, criativas e de espetáculos” – desagregadas em várias classes e subclasses diferenciadas por natureza da manifestação e expressão cultural.
    Para mais informação sobre o trabalho Clique aqui
  8. O setor TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação stritu sensu pode ser classificada em três Divisões (Nível 2): “Atividades de serviços de tecnologia da informação”, “Atividades de prestação de serviços de informática”, e “Telecomunicações”.

[1] A CNAE divide a estrutura produtiva em 21 Seções, 87 Divisões (dois dígitos), 285 Grupos (3 dígitos), 673 Classes (4 dígitos) e 1.301 Subclasses (7 dígitos).

[2] Pela classificação da CNAE não é possível separar gesso de caulim e gesso de cal.

Apresentação do consultor Sérgio C. Buarque dos Estudos Setoriais no auditório do Porto Digital – Recife

Foram oito os setores investigados:

Metal Mecânico – Clique para acessar o video.

 

O Case do NAGI/PE

Em 2013 o programa de fomento à inovação NAGI, financiando pela FINEP para a implementação em vinte e dois estados da federação, aprovou o NAGI/PE, único no Brasil proposto por duas instituições, O Porto Digital e o IEL/PE.
Mais…

O Case do SERGIPETEC

O Parque Tecnológico de Sergipe – SERGIPETEC  contrata a Factta para formulação de estratégias.
Mais…

Conheça nossos consultores

A Factta Consultoria é um espaço institucional que nasce em 2010, por demanda do mercado, unindo a todos, os quais já tinham fortes vínculos de trabalhos e amizade, agora de forma convergente e ordenada, em uma empresa de consultoria.
Mais…

conceitos do g.inovação

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

Fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima