Xadrez, pura estratégia.

Xadrez, pura estratégia.

*João Rego

| Estratégia Empresarial e Inovação |

Este trabalho é uma série de quatro artigos, escritos para a publicação na Revista AlgoMais[1], uma mídia impressa com 30.000 assinaturas voltada para a história, a sociedade, a economia, as políticas públicas, a cultura e o mundo empresarial de Pernambuco. Escritos para todos seus leitores, aborda, no entanto, o foco específico do universo empresarial.

Tendo como plano de fundo o acelerado ritmo de crescimento da economia no Estado, aqui chamado de Novo Ciclo Econômico de Pernambuco, os artigos pretendem apresentar, sempre que possível fugindo de uma linguagem puramente acadêmica, os principias conceitos das Capacidades Dinâmicas, ferramenta da administração estratégica voltada para o crescimento da empresa, através da inovação em ambientes de rápidas transformações tecnológicas e/ou econômicas.

Trata-se de um conjunto de reflexões sobre estes conceitos, que aqui os chamei de Instâncias Operativas e que têm apenas a pretensão de introduzir ao leitor o importante framework de David Teece[2], sendo impossível para o meio a que se destina aprofundar com a apresentação de estudos de caso, como seria o ideal.

A Factta Consultoria, empresa da qual faço parte, tem atuado no campo da Gestão Estratégica da Inovação. Os artigos abordam apenas a camada teórica da estratégia e da inovação, mas fundados no trabalho exercido em dezenas de empresas como resultado de uma metodologia desenhada pelo Prof. Abraham Sicsú[3], e na relevante contribuição metodológica do Prof Klaus North[4] -, e na adequação às pequenas e médias empresas, supervisionado por David Hulak[5], consultor e sócio da Factta com grande experiência na atividade de consultoria.

É nossa intensão, em um segundo momento, publicar alguns estudos de caso, os quais servirão da base para aperfeiçoar a nossa metodologia na troca de informação entre nossos parceiros da Rede Dynamics SME e outras redes nas quais a Factta está integrada,

Finalmente, destaco que esta é uma primeira abordagem sobre um dos campos teóricos da administração estratégica, o qual apenas se materializa de forma efetiva com a sua práxis, aplicada pela Factta no trabalho com suas empresas clientes atendendo ao nosso princípio: “Gerar conhecimento e riqueza de forma socialmente justa, ambientalmente sustentável e eticamente produtiva.”

João Rego. Recife, fevereiro de 2014.

[1] Seu endereço virtual é www.revistaalgomais.com.br

 

[2] Sobre David Teece  vá em http://www.brg-expert.com/about-leadership.html

[3] Sobre Abraham Sicsú vá em Lattes

[4] Prof. Klaus North – http://www.north-online.de/

[5] Sobre David Hulak vá em http://factta.com/empresa/equipe/david-hulak.html

***


João Rego é engenheiro, cientista político e consultor em estratégia.
É Diretor da Factta Consultoria, Estratégia e Competitividade.
É Editor da Revista Será? Opinião, crítica, artigos, ensaios e resenhas.
joaorego.com
linkedin
facebook


FACTTA CONSULTORIA
www.factta.com