a rede de observadores

|Serviços - factta gi| Gestão Estratégica da Inovação e da Competitividade

rede

A Rede de Observadores é uma instância operativa gerida pelo Grupo de Gestão da Inovação – GGI. Sua função é monitorar, interna e externamente, problemas e oportunidades inovadoras que possam ser trabalhadas pela empresa.

desafios

É sabido que ações dessa natureza podem envolver um enorme volume de recursos e tempo. Um sistema de análise de concorrência, dependendo da empresa e do setor, pode levar meses para ser implantado.

Para empresas nas quais a alta gestão e a gestão intermediária estão totalmente absorvidas pelas demandas operacionais do dia a dia é quase impossível se parar para construir grandes sistemas de informação, de análise e decisão.

fases

A metodologia compreende que não se pode construir algo dessa natureza começando pelo último andar da construção, tem que se ter a humildade de construir todo o processo passo a passo, sem atravessar o ritmo.

Assim, o que se recomenda para operar bem a Rede de Observadores é atuar em três momentos distintos e cumulativos, de experiência e ação:

    1. Mapear dentro da empresa pessoas e/ou unidades organizacionais, que pela natureza da sua função já, mesmo que de forma intuitiva e assistemática, captam informações úteis à Rede. Este é o momento da captura intuitiva de informações;
    2. Um segundo momento é quando a Rede de Observadores, já tendo construído seus canais de captação e análise de informação, atua de forma propositiva. Vai buscar informação para alimentar seu fluxo de decisão, quer seja na gestão dos projetos em curso quer seja na identificação de novos projetos. Este é o momento de captura sistemática das informações;
    3. O terceiro momento é quando, já tendo identificado pessoas e unidades chave que atuam como fontes de informação, já tendo construído os canais de captura de informação de forma sistemática, com o aval da Alta Gestão, o GGI absorve as funções institucionais de centro de captura, análise e disseminação das informações estratégicas para a gestão da inovação. Este é o momento do fortalecimento institucional do GGI.

monitoramento sistemático

Como o ambiente de negócios está cada vez mais dinâmico – decorrente do fenômeno da globalização e de seu suporte de comunicação, a internet – com um elevado volume de informação disponível, a função da Rede de Observadores é capturar informações relevantes, de forma sistemática, para que estas possam subsidiar e imprimir qualidade e eficácia as suas entregas: os projetos inovadores.

Como as atividades do GGI são operadas em forma de um ciclo, medido pela execução dos projetos, a Rede de Observadores é a fonte principal para alimentar, com qualidade, o GGI em suas atividades.

É senso comum que as empresas, à medida que evoluem ao longo do tempo, além de produzirem para o mercado seus produto e serviços, decorrente dos seus processos produtivos, acumulam uma quantidade valiosa e importante de informação que não é utilizada. Vai para o arquivo morto.

O mesmo se dá no ambiente de negócio onde a empresa está imersa, principalmente com a revolução da internet e seus pilares de busca, como o Google. Se alguém pensar em mergulhar neste universo sem um filtro ou uma estratégia ficará atordoado e o resultado será inócuo.

O GGI, seus gargalos e seus projetos são os filtros estratégicos que irão trabalhar as fontes de informação internas e externas e, fazendo uso das suas ferramentas de gestão estratégica da inovação, utilizarão a informação para identificar as oportunidades inovadoras, e estas transformadas em Projetos Inovadores.

o plano de gestão da inovação

O PGI Plano de Gestão da Inovação é o registro do resultado da ação de intervenção de consultoria da Factta na empresa, perpassada por estas três vertentes transformadoras: inovação, estratégia e mudança na cultura organizacional.

Saiba mais….

grupo de gestão da inovação

O GGI Grupo da Gestão da Inovação é uma instância organizacional criada desde o primeiro momento da intervenção da consultoria. Composto primordialmente por gestores intermediários da empresa, seus membros são capacitados para espraiarem, através da sua prática, a cultura inovadora na organização.

Saiba mais….

conceitos

Falar em Gestão da Inovação, qualquer que seja sua intensidade e escopo dentro de uma empresa, é falar também em estratégia. Estratégia e Inovação são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda, lâminas de uma mesma hélice, sendo que para alguns teóricos do Campo da Administração Estratégica, inovação está subsumida por Estratégia.

Saiba mais….

abordagem

Construir e manter vantagem competitiva em um mercado de rápidas transformações exige das empresas uma necessária atenção para dois polos da sua gestão: a estratégia e a inovação.

Saiba mais….

aprendizagem por projetos

É muito comum as empresas contratarem serviços de consultoria que, em um primeiro momento revelam-se de grande importância como diagnóstico sobre os sintomas apresentados pela empresa demandante.

Saiba mais….

Fale conosco

Para entrar em contato com a Factta basta clicar no ícone no acima