A Factta coordenou, em outubro de 2011, três workshops com o objetivo de planejar e implementar uma Sistemática de Abordagem para implantação de processos de inovação em três setores industriais de Pernambuco.
Iniciativa do IEL Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco, os eventos, coordenados pela Factta ocorreram na sede do CETENE – Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, unidade do MCT.
A metodologia criada em conjunto Factta e IEL-PE foi direcionada, inicialmente, para empresas dos setores metalomecânico, refrigeração e biotecnologia.
AS PREMISSAS DO PROJETO
Algumas reflexões sobre o cenário industrial em Pernambuco e a ação proposta pelo IEL:
- As indústrias e as empresas de serviços industriais pernambucanas têm demonstrado baixas respostas a diversas iniciativas de incentivo à inovação.
- A ação pretendia pelo IEL no âmbito de suas competências e missão, só lograrão êxito mediante articulação e cooperação com as de outros agentes que persigam o mesmo objetivo.
- As dificuldades sentidas pelas empresas pernambucanas, com raras exceções, de se incorporarem ao “boom” do crescimento, estão criando pessimismo e baixa estima diante do desafio necessário a sua modernização.
- As ações compatíveis com o escopo do trabalho que se propõe, no âmbito do IEL, são as adequadas para o seu início com os recursos hoje disponíveis, mas, a continuidade suficiente para impactar uma mudança no cenário atual, só ocorrerá com a transformação da sua estrutura de pessoal, da possibilidade de contar com consultorias competentes e específicas para superar os gargalos que surgirão e proporcionar o acesso a financiamento adequado às empresas que a elas se incorporarem.
- Os resultados advindos da execução deste Projeto, deverão se desdobrar em projetos autônomos e articulados entre si, tanto internamente quanto com outros parceiros.
OBJETIVO GERAL
A proposta objetiva contribuir para criação da cultura da inovação nas indústrias pernambucanas através do desenvolvimento de ações de qualificação para empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte, estabelecendo parcerias com centros de pesquisa e inovação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir sistemática e procedimentos de abordagem, suas fases, etapas e instrumentos de implementação;
- Sugerir os segmentos a serem atendidos numa primeira etapa e potenciais empresas para atuação de modo articulado com o Sistema Fiepe e respectivos Sindicatos;
- Construir indicadores de monitoramento para aferir a efetividade e eficácia das ações desenvolvidas,
- Proceder ao monitoramento das ações piloto em três empresas selecionadas de diferentes cadeias industriais.
Em 2012, estão previstas várias ações por parte do IELPE voltadas a construção de uma cultura de inovação na indústria local.
***
FACTTA CONSULTORIA
www.factta.com
Comentários