Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Inovadoras.

|Cases|Mais um dos nossos trabalhos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia do Recife contratou a Factta para desenvolver estudos sobre as cadeias produtivas da região com maior potencial de inovação. Os trabalhos foram coordenados por Sérgio C. Buarque e Prof. Abraham Sicsú.

O trabalho, financiado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o título de “Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – Oportunidades de negócios para o município de Recife (PE) teve como objetivo “contribuir para a dinamização da economia do Município do Recife e para a inovação tecnológica nas principais cadeias produtivas do Município”. O processo de trabalho utilizado no estudo combinou duas abordagens complementares e sequenciadas, a saber:

1 Análise geral da dinâmica da realidade socioeconômica e científico-tecnológica do Recife…

Identificou um conjunto de cadeias produtivas relevantes e de maior potencial de desenvolvimento – e formulou cenários alternativos do futuro do Recife, de modo a apresentar propostas de ações e iniciativas para aumento da competitividade sistêmica do município;

2. Estudo aprofundado de três cadeias produtivas selecionadas.

Dentre aquelas identificadas no estudo geral do município foram eleitas três delas e o estudo definiu as oportunidades de negócios que apresentavam, uma análise dos estrangulamentos tecnológicos que podem dificultar seu aproveitamento, e a apresentação de recomendações e propostas de iniciativas governamentais para viabilizar desenvolvimento daquelas cadeias.

 O consultor Sérgio C. Buarque apresenta o Estudo das Cadeias Produtivas financiado pelo CGEE

Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – Oportunidades de negócios para o Município de Recife (PE): saúde, logística, petróleo e gás.


A escolha das cadeias para concentração da análise foi feita com base em quatro critérios complementares: nível de consolidação e peso na economia do município; potencial de expansão e crescimento, incluindo a influência da irradiação de processos externos ao município; densidade de conhecimento das cadeias e seus principais elos e aderência a rotas inovadoras de longo prazo.

Dessa forma, foram selecionadas dez cadeias produtivas, mas o estudo se concentrou em três delas, procurando destaca-las pelas diferenças de mercado, a configuração de tamanho das empresas e de relação com dinâmicas e decisões globais.

Foram elas: “Industria de equipamentos elétricos, eletrônicos e aparelhos médico-hospitalares”; “Industria carboquímica, farmacêutica e radio-fármacos” e “Industria criativa”.

Estes estudos têm tido um efeito seminal no processo de planejamento e decisão de políticas públicas como, por exemplo, na elaboração do Plano de Negócio do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônica de Pernambuco (Parqtel).

Acesso ao texto em PDF

www.cgee.org.br/atividades/redirect/7892


outros cases :  |sergipetec |jiquiá | cadeias produtivas |curso klaus north |nagi/pe |